terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Alimente-se

Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.

(Leonardo da Vinci)


A cada dia que passa tento depender menos de alimentos de origem animal. Não quero questionar o que os outros pensam sobre isso, já que cada questionamento que me fazem tem uma resposta seguida de outro questionamento, e no fim vemos que não existem certezas sobre esse tema, somente dúvidas e opiniões pessoais.

Mas o que realmente me importa é o fato de me auto-questionar, de tentar ver as verdades que me foram impostas sem que eu percebesse e aos poucos mudando-as, racionalizando-as e gerando minhas próprias verdades, que num futuro serão questionadas, gerando novas verdades. No fundo, como Raul Seixas disse, duvido das verdades absolutas...inclusive das minhas próprias!

O que penso sobre as verdades absolutas, definindo estas como sendo as que reinam nas mentes da maioria das pessoas, é que elas só servem para esconder outras verdades, que se forem descobertas irão fazer com que alguém deixe de ganhar alguma coisa.

No processo de me tornar vegetariano tive que ver o que está por trás da carne, e o que percebi é que está um ser vivo que foi privado de tudo o que nós, seres vivos também, mais valorizamos: a liberdade. Não me importa se o boi está sendo bem alimentado, se tem espaço pra pastar ou se tem um médico de plantão para qualquer emergência, simplesmente esse boi não é livre.

Quero deixar de consumir alimentos de origem animal não por uma melhora na minha saúde, muito menos porque acho errado comer outro ser, mas sim porque a cada dia tento ser mais justo com todos os seres que são tão vivos quanto eu e você, e percebi que para ser justo preciso respeitar a liberdade que cada animal tem direito.

Não posso deixar de comer seres vivos, planta também é um ser vivo, obviamente, mas posso passar a me alimentar de seres que eram livres enquanto vivos, assim, me tornando cada vez mais livre, como eles o foram. Já ouviu falar que você é o que você come?

Então, alimente-se de liberdade que, enfim, livre você também o será.


Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo.

(Buda)


Obs.: para quem acha que enormes plantações privam as plantas de sua liberdade, alimente-se de produtos agroflorestais.

5 comentários:

Costa H. disse...

sabe outro dia pensei que o homem nao tem amor nem pelos seres da mesma especie... como poderia entao amar outros seres?
nao existe sistema livre nem para bois, vacas, galinhas, plantas... tudo é manipulado pq o homem em si se faz manipulado. a liberdade não existe.
hehehehehheheheh

ps: isso não é uma critica apenas trocando ideias! seu texto mostra um ponto de vista, eu te dou outro... talvez add pontos de vista nos assuntos q nos cercam seja um inicio de liberdade! =D

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A liberdade pode ser só uma idéia, mas somos, em certa parte, frutos de nossas próprias idéias, naum acha?

Costa H. disse...

sim sim!!!!! podemos ser frutos ou apenas sementes! kakakaka =D

Anônimo disse...

hehehe falo tudo!