sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ganhar(perder) a Vida?

Apesar da intensa discussão entre religiões e ciência, sobre a tentativa de definir quando o ser humano pode ser considerado efetivamente vivo, a sociedade capitalista matou a xarada: ganhamos a vida quando começamos a trabalhar.

A expressão "ganhar a vida", tendo esse sentido, é muito comum e consegue expressar muito bem o pensamento básico do sistema em relação aos jovens. Começamos a viver efetivamente em nossa sociedade quando adquirimos poder de compra. Quando arrumamos um emprego, dizemos que estamos tentando "ganhar a vida".

Porém ao pensar melhor sobre essa expressão, podemos ver que justamente quando estamos "ganhando a vida", deixamos de vivê-la. As horas diárias passadas no ambiente de trabalho vão se somando ao longo da vida, e no final podemos ver com clareza que a ganhamos a vida ao nascer, e a perdemos quando começamos a trabalhar!

Pior ainda, muitos começam a "perder a vida" pensando somente em acumular bens, como se isso fosse capaz de lhes trazer a vida perdia de volta, "reconquistando a vida" através de mais horas de vida perdida...que paradoxo. O homem nasceu para viver! Só que para viver precisamos de dinheiro, para ter dinheiro deixamos de viver...

Sou da opinião de que, se quisermos "ganhar a vida", que ganhemos fazendo algo que nos estimule a viver. Algo que nos faça levantar com um sorriso no rosto a cada manhã, pensando no belo dia que teremos em nosso trabalho e nos desafios que nos farão ser cada vez pessoas melhores. Que nossos corações se encham de alegria ao ver os amigos que descobrimos em nossas vidas, e trabalhos.

Já que temos que trabalhar, que seja em algo que enriqueça nossa alma, pois isso se leva para a vida toda. O bolso pode encher e esvaziar a qualquer momento, porém nunca deixará de se encher de papel. Que ganhemos a vida tento o melhor que ela possa dar: a vida em si!


Nenhum comentário: